Em breve teremos várias novidades aqui no portal: layout reformulado, conteúdo reestruturado... aguardem!

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade do país veste tamanhos grandes e, segundo o IBGE, uma parcela notável dessa população é de jovens. Esse público precisa de um olhar atento ao seu comportamento de consumo e suas tendências. 

Até pouco tempo, o segmento da moda Plus Size ou moda GG visava confeccionar roupas para esconder o corpo da mulher. A moda e a mídia contemplavam um estereótipo que até então era censurado pela sociedade e pelo mercado. Atualmente, homens e mulheres, jovens e adultos, não procuram apenas roupas que caibam no seu corpo, mas, também ressaltar seu estilo através de peças e acessórios que “todo mundo” está usando e, claro, que se adeque ao seu tamanho.

Mesmo sendo um nicho de mercado ainda muito carente e pouco explorado no Brasil, já existem algumas lojas e marcas que atendem consumidoras Plus Size. Porém, esse nicho ainda é pouco desenvolvido, e tem potencial de gerar novas oportunidades de mercado  - além de beneficiar o público alvo. Marcas próprias, direcionadas a atendar demandas a esse consumidor, como a Chica Bolacha de Porto Alegre/RS, desenvolveram um olhar mais apurado, para melhor compreender a relação da moda na qualidade de vida de suas consumidoras voluptuosas.

 

 


Em um estudo etnográfico, analisamos o comportamento da consumidora Plus Size da cidade de Porto Alegre, procurando captar a percepção de ambos os lados. Tendo a loja Chica Bolacha como ambiente de observação fundamental,  buscamos explorar a experiência da consumidora, dos funcionários e dos empreendedores do local, para identificar o reflexo desse negócio na cidade.