Em breve teremos várias novidades aqui no portal: layout reformulado, conteúdo reestruturado... aguardem!

Logomarca Vine
Atualmente, cada vez mais pessoas estão trocando as representações de linguagem por meio de signos gráficos (o que entendemos em geral como escrita) por suas representações visuais ou, seja, por imagens que elas mesmas produzem. 


Isso talvez seja resultante do mundo globalizado e a facilidade e velocidade da informação. Ninguém quer “perder tempo” lendo, o que as pessoas querem são "imagens em movimento". É mais rápido ver e entender um vídeo sobre determinado assunto do que ler sobre o mesmo, de preferência que esse vídeo seja de pouca duração porque um vídeo muito longo também não costuma agradar, a menos que seja um filme ou série.


Pensando exatamente nessa geração é que foi proposto o app de compartilhamento de vídeos VINE. Lançado em 2012 e adquirido pelo Twitter no mesmo ano, foi lançado oficialmente em 2013 e desde então se tornou um dos aplicativos gratuitos mais baixados do mundo.

É possível explorar o Vine pelo computador, mas para criar vines é necessário utilizar o aplicativo do celular. 

O interessante do Vine é justamente a necessidade de sintetizar a informação em vídeos de 6 segundos, Isso vale para criticas,notícias, tutoriais DIY, publicidade, esportes, o que for. O importante é mensagem ser entendida nos 6 segundos e, claro, viralizada.

Comédia

Notícia

DIY
Crítica

Os vídeos com mais compartilhamentos  costumam ser os de comédia, porque geralmente falam de um jeito cômico de situações do dia-a-dia em que muitas pessoas acabam se identificando. Entre os mais populares, alguns já procuram fazer produções melhores e bem acabadas aos seus vídeos, e também costumam colaborar uns com os outros para manter a popularidade e desenvolver novas histórias. É o caso do vídeos de David Lopez, Juan & Real Mexicans, que aborda com (muito) bom humor a realidade dos latinos e outros estereótipos raciais nos EUA. 

Uma seleção de vines de Juan & Real Mexicans: