Em breve teremos várias novidades aqui no portal: layout reformulado, conteúdo reestruturado... aguardem!

O documetário Bike vs Cars, lançado esse ano pelo cineasta sueco Fredrik Gertten, tem como objetivo mostrar que o planejamento urbano, na maioria dos casos, privilegia o automóvel devido ao forte lobby da indústria automotiva.

 

Cartaz feito pela artista Rebeca Mendez para o documentário (Foto: Reprodução)
Explorando exemplos em várias cidades do mundo, Fredik Gertten mostra a importância de retomarmos a discussão sobre mobilidade urbana, privilegiando o bem estar das pessoas, e não das empresas que produzem automóveis. 
 

 

 

O bacana é que além do documentário, Bike vs Cars virou uma espécie de movimento, que criou um aplicativo cujo objetivo principal é tornar as cidades melhor adaptadas para bicicletas do que para carros.

Divulgação App para android e IOS FOTO: reprodução

Outro objetivo do app é criar impacto por meio de dados gerados pelas rotas percorridas pelos Bikers. Pedalando para ir a padaria, ou para ir ao trabalho, não importando a distância, é possivel ver o quanto de C02 o usuário deixou de liberar por estar de bicicleta e, também, quanto foi pedalado pelo usuário.
Os dados gerados se transformam em ferramenta de comunicação para influênciar amigos e as pessoas que estão no poder. A ideia é criar cidades mais amigáveis a bicicleta. 
Os dados coletados podem ser usados por pessoas que trabalham em departamentos de transporte e planejamento urbano, em qualquer lugar do mundo.  Essas informações são muito úteis para ajudar a desenvolver ideias de infraestrutura moderna e cidades sustentáveis. Além disso, os mesmos dados podem ser úteis para outros produtos e serviços relacionados a bicicleta. 

Acessando o site você pode obter mais informaçõe sobre o aplicativo e o documentário, além de ver informações geradas por ciclistas do mundo inteiro.