Em breve teremos várias novidades aqui no portal: layout reformulado, conteúdo reestruturado... aguardem!

Alinhado aos Transumers, uma geração de jovens está moldando a economia que a cada ano possui maior representatividade, a economia da experiência. É a geração dos millennials – jovens com idade entre 15 e 35 anos – que prefere acumular experiências de consumo ao invés de produtos de luxo, ensinando os benefícios de acumular histórias. A proposta é simples: experimentar novos horizontes sem possuí-los e, assim, inúmeras possibilidades podem surgir.


A geração que propõe as novas fronteiras é mais consciente da dimensão desse novo consumo, onde há a inversão dos valores de posse para a valorização da satisfação via  experiências. E com isso, podemos inclusive compreender o comportamento em sociedade destes novos jovens, onde o coletivo supera o egocentrismo.

A economia da experiência nasce primeiro da necessidade do próprio usuário, ou seja, é ele quem cria a demanda. 

Amostras dessa nova forma de consumo surgem em diversos segmentos - e podemos inclusive resgatar o exemplo do Airbnb, valorizando novas experiências em forma de hospedagens e acomodações. O IceHotel, em Jukkasjärvi (Suécia) é outro exemplo de uma experiência de consumo, no mínimo inusitado. O hotel é completamente feito de gelo e tem de ser refeito todos os anos, pois durante as temperaturas mais amenas ele derrete por completo.

experience consumer experience consumer 3
Ou ainda experiências interativas como o novo parque da Disney inspirado na saga Star Wars. Qual fã esqueceria um voô a bordo do Millenium Falcoon?
experience consumer 9 experience consumer 7